segunda-feira, 20 de abril de 2015

Entendendo o Universo Marvel no Cinema

Muitas pessoas ainda desconhecem os motivos que levaram alguns heróis da Marvel não aparecerem em determinados filmes. Um exemplo disso é a exclusão do Homem Aranha nos filmes dos Vingadores, que muitos pensam que deveria fazer parte. Porém, ele somente iniciou sua participação a partir dos eventos em Guerra Civil, que será a base do 3º filme do Capitão América. Mas vamos entender melhor essa situação.

Porém, a Marvel é subdivida em 3 estúdios. Fox, Sony e Marvel Studios, que foi criada para a distribuição dos filmes, séries e quadrinhos exclusivos da Marvel. Esse estúdio é chamado de UMC (Universo Marvel Cinematográfico), que também é subdividido com a Marvel TV (Séries de TV da Marvel) e Marvel Comics (Responsável pela publicação de quadrinhos).

A Sony é responsável pelos direitos de toda a franquia Homem Aranha desde 1999 (que foram vendidos por gordos 7 milhões), o que explica a não existência desse herói em qualquer outro filme da Marvel Studios. Recentemente, a Marvel teria resgatado o direito de inserir o Aranha no Universo Marvel em parceria com a Sony, o que implica em escalar o herói para os próximos filmes da franquia de sucesso Capitão América – Guerra Civil (2016) e Os Vingadores – Guerra Infinita [Parte I e II] (2018/2019), já que o papel do herói é imprescindível na história.

Homem Aranha: A Ameaça de Electro (2014). Foto: Reprodução

Já a Fox Studios tem os direitos de todo o universo mutante da franquia X-Men e Quarteto Fantástico. Uma curiosidade sobre esses direitos está impresso na inserção dos personagens Wanda e Pietro Maximoff (Feiticeira Escarlate e Mercúrio), que originalmente são filhos do mutante Magneto e uma humana chamada Magda. Porém, como os direitos dos mutantes do X-Men pertencem à Fox, os dois foram introduzidos como “milagres” feitos por uma experiência da H.I.D.R.A (organização fictícia subversiva internacional dedicada à conquista do mundo).
Quarteto Fantástico (2005) e X-Men: O Confronto Final (2006). Foto: Reprodução

A Marvel tem outra divisão importante de destacar que é a divisão de Fases. A Fase Um começou a ser rodada em Maio de 2008 com o lançamento do filme Homem de Ferro, sucedido por O Incrível Hulk (2008), Homem de Fero 2 (2010), Thor (2011), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Os Vingadores (2012).


Atualmente, estamos na Fase 2, que começou em 2013 com Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio. Os lançamentos seguintes foram Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), Guardiões da Galáxia (2014), Vingadores: Era de Ultron (23 Abril no Brasil e 1º de Maio de 2015 nos EUA) e Homem Formiga (Julho de 2015).

Vingadores: Era de Ultron (2015) Foto: Reprodução

A fase 3 foi anunciada em 2014 e causou enorme euforia nos fãs. Uma enorme lista de filmes até 2018 foi apresentada juntamente com um teaser trailer do filme Vingadores: Guerra Infinita [Parte I e II]. Porém, há quem diga que essa programação possa se estender por anos e mais fases. Confira os próximos lançamentos:

 
Próximos lançamentos da Marvel Studios. Foto: Reprodução



Por Eloy Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário