sábado, 13 de fevereiro de 2016

Diário Existencial: Se vestir bem é besteira?

É inevitável passear pelas ruas e não ouvir o que as pessoas conversam, fazem, ou te dizem. Outro dia, passando por uma loja de conveniência, ouvi uma senhora falando a seguinte frase: “Não perco tempo escolhendo o que vestir, isso aí é besteira, eu visto qualquer coisa. É frescura de quem só quer estar na moda. ” Obviamente, eu logo percebi que essa “qualquer coisa” não era algo propriamente aleatório, colocar o que tiver pela frente, mas essa expressão se referia a usar o que ela sente ser o certo, ou confortável, de acordo com seus gostos.

Muitas pessoas acabam confundindo moda com vestir-se bem, o que é absolutamente errôneo. Uma vez que moda, em seu sentido mais “bruto”, significa um costume predominante de um determinado grupo e momento. Logo, se vestir bem, não significa, necessariamente, estar na moda ou segui-la piamente. Isso tem muito mais a ver com o modo que você se veste, não precisando ser um “modelito” de passarela, seguir o que a maioria dita ou algo do tipo. E o mais importante, estar de acordo com a imagem que você quer passar para as pessoas.

Reprodução: Google Imagens


Roupa é muito mais que moda, vestuário, ela é comunicação não-verbal. Isso quer dizer que suas vestes, consequentemente, mostrarão a imagem que você transmite, ainda que ela não seja sua identidade. Por isso, não é besteira pensar sobre o que vestir, muito menos achar que é instrumento de futilidade e que as pessoas te julgam porque estão acostumadas em rotular ou analisar os outros pela “capa”. O ser humano é automatizado, e independente de beleza exterior, ele sempre olhará uma imagem e dela irá extrair suas impressões sobre o que vê. Como olhar um bolo e achar gostoso, ou ver sangue e sentir pavor, ânsia, ou qualquer tipo de reação.


Sendo assim, não há nada de errado em se vestir bem, pelo contrário, essa é a forma de mostrar para o mundo quem você é. Se quer parecer alguém conservador, vista-se como um. Quer que os outros vejam seu corpo da forma que ele é, procure uma roupa adequada. Seja o ditador de sua moda, mas saiba se adaptar ao seu corpo, idade, peso, postura, sua atitude e personalidade. Para se vestir bem, a palavra é Estilo. Encontre e tenha o seu, pois a moda passa, mas é ele quem fica. Só não vale copiar o dos outros, isso sim é uma tremenda besteira!

Por Eloy Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário