sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Maus Hábitos na Educação dos Filhos

Já ouviram falar da frase “Mude seus maus hábitos antes que eles mudem você.? Pois bem, ela é antiga, mas nunca estará com prazo validade vencida, afinal, os maus costumes fazem parte da vida de todo mundo, não é? Se você não comete, alguém de perto, com certeza cometerá. Mas quando se trata de seu filho, isso pode ser um problema gravíssimo, que aliás, é você o encarregado de solucionar.

Hoje em dia, muitos pais tem a vida tão corrida que nem se dão conta que simples coisas fazem a educação dos filhos serem falhas. Uma delas é deixar o livre acesso, prematuramente, das crianças aos objetos tecnológicos como televisão, celulares, computadores, etc. Notem que nenhum dos citados é conceituado como “brinquedo”. Eles atrapalham sim o desenvolvimento das crianças, se utilizados de forma exacerbada e sem controle.

É muito mais comum do que pensamos ver uma criança pequena em frente à TV por horas e horas. Mas isso é culpa dos bonequinhos viciantes do programa? Não mesmo, é culpa dos próprios pais, que não estabelecem controle. Mais crítico ainda, são aqueles que saem de seus notebooks, tablet’s, ou seja lá o que for, para dar lugar ao filho. E tudo isso para evitar a birra, o choro desnecessário. A criança acaba vendo nisso, uma boa maneira de se beneficiar e ter o que quiser a qualquer hora.  Note que ela sempre irá ter apego a quem menos tem pulso, os pais de “coração mole”, que não tem moral alguma. Claro e evidente que isso não é generalizado, longe de mim querer apontar todos os pais como pilares desses exemplos dados.

Foto: Reprodução


Com o tempo, você verá que, gradativamente, o comportamento do seu filho irá piorar quando ele não tiver o que não quer. Usando outro ditado antigo “costume de casa vai à praça”, afirmo que ao chegar nesse ponto, é ainda pior. É a fase que ninguém suportará seu próprio filho, nem mesmo você irá aguentar as birras dele e, provavelmente, passará muita vergonha em público.

Meu objetivo não é apenas criticar, é criar discussões sobre o que os pais de hoje estão fazendo com seus filhos. Não tenho filhos, mas sei de exemplos que pretendo nunca seguir, porque sei no que eles tornam a criança. Sou do tempo que criança tem respeito as ordens dos mais velhos, mesmo que não sejam nossos pais. Do tempo em que a TV era somente para depois das tarefas e por tempos limitados para não “apurar a vista”. Internet era sonho, mas quando realidade, era para coisas sérias e pesquisas escolares. Um tempo em que uma palmada resolvia, a maioria das vezes, só mostrar o chinelo bastava, e baixávamos a cabeça em respeito a nossos pais.

Hoje, infelizmente, a TV é pro descanso dos pais, para não fazer escândalo. Computador é para viver jogando, vendo vídeos, ficando em risco com as maldades do ciberespaço. Palmada? Não pode, muitos condenam, pois causa trauma. Mas quando a infância passar, chegar a adolescência, fase adulta e você não tiver mais controle, me diga, o que há de ser feito?


Por Eloy Vieira

2 comentários: